quarta-feira, 7 de maio de 2014

ESTILO PROVENÇAL

Deixe um comentário

Inspirado na região da Provença, no sul da França, o estilo provençal tem aparecido cada vez mais na arquitetura e decoração. A região é famosa por seus coloridos campos de lavandas e alfazemas, onde belas residências rurais se destacam. A vida simples levada pelos moradores do local é refletida na decoração, por meio de tons claros e neutros, móveis com inspiração Luís 15, estampas miúdas e delicadas, tecidos florais, estampas Toile de Jouy e de algodão. 


Mas nem sempre o conceito de Provençal foi este, em meados do século 16 até o século 18, o luxo e a opulência era a decoração vigente ditado pela corte de Luís 15. Acontece que as famílias camponesas sobretudo na região da Provença também queriam participar deste estilo de vida, mas o difícil acesso aos artesãos da época e a escassez de materiais levaram a classes menos abastadas a se adaptaram e esta decoração e utilizaram materiais e recursos que tinham para imitar o estilo da corte.



Mobiliários com diferentes tipos de madeiras e de pouca qualidade, para esconder os defeitos do lenho e a mescla de espécies em uma mesma peça, os artesãos usavam uma mistura de gesso e cola, o gessocré, que disfarçava os defeitos e que, com o tempo, acabava se desgastando e dando ao móvel uma aparência envelhecida. Tal efeito é conseguido atualmente com a pátina.



Os ambientes provençal transmitem a ideia de tranquilidade, pé no chão e conforto, muita das vezes sinônimo de romantismo também. Trazer os conceitos deste estilo para a decoração contemporânea pode ser surpreendente . Inspire-se!


Dúvidas, sugestões de matérias, críticas mande um e-mail para marinho.adelino@gmail.com

0 comentários: