segunda-feira, 9 de junho de 2014

A POÉTICA DA FORMA

Deixe um comentário


Jacqueline Terpins é uma designer brasileira que há mais de 20 anos tem desenvolvido o seu trabalho em São Paulo, criando peças em cristal soprado, prata, aço inoxidável, madeira, vidro e, mais recentemente, Corian. Formou-se em Comunicação Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ (Rio de Janeiro), estudou técnicas de vidro soprado na Penland School of Art and Craft e na Pilchulk Glass School (EUA), também estudou desenho na Byam Shaw School of Painting and Drawing (Inglaterra).
Participou de várias exposições coletivas e individuais. Iniciou a sua atividade como designer em 1989 e fundou o Estúdio Jacqueline Terpins, em 2001, localizado em São Paulo SP - Brasil.



Jacqueline tem uma relação intrínseca com a alta temperatura. Explora o que o calor imprime nos objetos e móveis e, como numa fotografia, interrompe e congela o movimento para a observação do que o calor nos dá: força, delicadeza e fluidez. Cada material traz sua especificidade e seu potencial de exploração criativa.

Nas suas palavras: “Eu respeito o material e aceito as formas que ele sugere no momento em que é dada a liberdade através do calor. Enquanto manipulo a matéria-prima, estou em contato direto com sua natureza e força. Uma peça acabada, deve servir como um traço de memória da temperatura elevada, uma representação do calor. No momento da criação, deixo o material falar. Seus próprios movimentos indicam caminhos possíveis e permitem o desenvolvimento de novas idéias. Quanto menos o material for desviado de sua trajetória natural, mais próxima a peça estará de sua expressão original.”




Além do vidro soprado, a designer tem uma série de outras criações geniais, acesse aqui e confira. 

0 comentários: