segunda-feira, 23 de junho de 2014

TUPI OR NOT TUPI | MUSEU OSCAR NIEMEYER

Deixe um comentário
Tupi or Not Tupi- Antônio Claudio Carvalho
Final de semana prolongado e aproveitei pra ver a exposição Tupi or Not Tupi no Museu Oscar Niemeyer aqui em Curitiba. De curadoria da Consuelo Cornelsen, a exposição começou no dia 31 de Maio vai até 21 de Setembro de 2014 e está imperdível!

Espantalho- Portinari
A exposição parte da frase-provocação do Manifesto Antropofágico por Oswald de Andrade, em linguagem metafórica e irônica, repensou a dependência cultural brasileira e redefiniu o diálogo entre a identidade nacional e a influência de vanguardas modernas, principalmente a europeia. Teve uma grande importância na conscientização do sentimento de brasilidade, mesmo que esse tenha se dado através da deglutição de referencias estrangeiras.

Anita malfatti
Tarsila do Amaral
Iberê Camargo
Lygia Clark
Lasar Segall
A mostra Tupi or Not Tupi celebra o legado do manifesto e seus desdobramentos. um movimento que adquiriu força através dos tempos e que é resgatado e redefinido de acordo com o espírito do tempo, seja ele o período modernista, dos anos dourados, da construção de Brasília, da era de chumbo, do Brasil globalizado ou contemporâneo. 

Ismael Nery
Tomie Othake

 A exposição foi dividida por categorias e apresenta o melhor da produção brasileira nas Artes visuais, fotografia, performance, cinema, música, dança, literatura, teatro, design e arquitetura. Fui três vezes consecutivas de aproximadamente 3 horas a cada visita e ainda foi insuficiente para ver tudo.

Pra mim o ponto alto da exposição foi a escultura " O Impossível" da Maria Martins e Adriana Varejão.



Oportunidade única pra ver tantos nomes de peso reunidos em uma só exposição. Para mais informações acesse o site do museu aqui

0 comentários: