quinta-feira, 10 de julho de 2014

PISCINA AQUECIDA, MERGULHO O ANO TODO

Deixe um comentário
Não existe uma explicação plausível para as sensações que as piscinas despertam. Sinônimas de diversão e relaxamento, talvez sejam estes alguns dos motivos pelos quais elas se tornem tão desejadas e consigam encantar desde crianças até adultos. Uma bela piscina reforça a beleza do espaço que está ao seu redor e ainda confere vida ao ambiente – seja ele externo ou interno. E para desfrutar da área de lazer independente da estação do ano, a tecnologia de aquecimento da água tem sido cada vez mais empregada em projetos arquitetônicos.


Bender Arquitetura




Segundo Cassiano Garcia, engenheiro e sócio-diretor da Construtora Monreal, 90% dos projetos residenciais que já possuem piscina contam com o sistema de aquecimento que se não está ativo no momento há, no mínimo, previsão para que isso aconteça. “Piscinas aquecidas são interessantes independente da região. Em Curitiba, por exemplo, ela pode ser utilizada de acordo com as estações e também as oscilações de temperatura, algo muito comum. E mesmo que não seja o momento do uso, as confraternizações sempre acontecem em seu entorno. O elemento água transforma o ambiente em um local mais agradável”, revela.

Pensando justamente na instabilidade climática, o arquiteto Filipe Bender, da Bender Arquitetura, optou pelo sistema de aquecimento e cobertura da piscina de 60m². “Quis materializar algo sofisticado e que garantisse o entretenimento o ano todo. O ambiente fechado, mas simultaneamente livre devido as grandes janelas, faz com que os moradores possam curtir a piscina e a bela vista para a represa e jardim”, explica. Não há muitas diferenças em relação à estrutura de instalação de uma piscina convencional e aquecida. “O necessário é prever o espaço para o trocador de calor quando o aquecimento for elétrico ou para as placas solares. No caso das placas é necessária, geralmente, uma área de 20% a 40% maior que a área de lâmina d’água. Neste caso é importante verificar se a arquitetura da casa permite”, diz Cassiano.



O custo de instalação e o gasto de energia são os questionamentos mais frequentes em relação ao tema. Os valores variam de acordo com o tamanho da piscina. Para uma piscina com média de 40m², o sistema de aquecimento corresponde aproximadamente 20% do custo da obra. Em relação à energia, o trocador de calor consome muito mais do que a placa solar, entretanto garante o aquecimento mesmo em dias muito frios.

0 comentários: