terça-feira, 2 de dezembro de 2014

VISITA À FABRICA DA ROMANZZA | MARCENARIA

Deixe um comentário


Continuando a série de posts sobre a minha visita as fábricas da Romanzza no Rio Grande do Sul, hoje falo sobre o setor de marcenaria da marca. Para rever o ultimo post acesse aqui.



A fábrica de marcenaria da Romanzza fica em Flores da Cunha, região moveleira no Rio Grande do Sul. Com mais de 26 anos de experiência no mercado, a empresa que atua em estofados e marcenaria, tem no móvel planejado o carro chefe da marca. 



Ao longo dos tempos a Romanzza aprendeu a se reposicionar no mercado e ultimamente tem investido em maquinários de ponta e em mobiliários de design contemporâneo para atender a uma parcela da população cada vez mais exigente. E você já percebe a seriedade da empresa logo na entrada, a organização das etapas de produção e a limpeza do chão de fábrica é impressionante.




A maior parte do processo é feito por maquinários, a precisão computadorizada diminui as percas de peças e desperdício de matéria prima. Alias desperdício é uma palavra que definitivamente não existe no dicionário Romanzza, todas as sobras são reaproveitadas, quando não é mais possível, é revertida em outros setores da empresa.






Uma máquina que achei fantástica foi esta que faz uma mapeamento do projeto e reorganiza todos os cortes de modo a otimizar as sobras. Além disso ela etiqueta peça por peça facilitando no processo de montagem. Estas etiquetas tem um código de barras que mais tarde um funcionário consegue acompanhar as dimensões da peça, o lote, o controle da qualidade e o prazo de expedição.



Parte do estoque da Romanzza, MDF Masisa




As esteiras rolantes estão presentes em toda a fase da produção, elas facilitam o transporte das peças sem correr o risco de danificá-las.


Após todo ciclo de produção, as peças passam por uma limpeza manual e por uma seleção de qualidade, as reprovadas voltam para a produção e as outras segue para expedição. Separei a foto a cima para mostrar uma peça reprovada, e dei um zoom para mostrar o detalhe, uma micro marquinha. Esta tomada de decisão faz com que a Romanzza figura entre a lista das melhores empresa do pós-venda e com garantida de qualidade registrada em cartório (!)




Em seguida  as peças ganham cantoneiras de um material que lembra o poliuretano, são embaladas em plástico bolha e encaixotado uma a uma em caixas de papelão.



A Romanzza definitivamente me conquistou!

www.romanzza.com.br

0 comentários: