domingo, 25 de outubro de 2015

TRÊS OLHARES SOBRE A FOTOGRAFIA

Deixe um comentário
Três diferentes abordagens fotográficas, feitas por três diferentes artistas curitibanos. Essa é a proposta da Mostra Vistas, que inaugura no próximo dia 27 de outubro, na ARQ / ART Galeria, em Curitiba. Permeada de histórias, vivências, impressões particulares e da própria trajetória de cada profissional, a exposição reúne imagens de distintos momentos de cada artista. Porém, todas elas carregam algo em comum: o universo surreal, imaginário e atemporal em imagens híbridas que transcendem o simples instante do click. 

Tecidos lançados ao ar através de gestos em estúdio, por exemplo, compõem a seleção de imagens do fotógrafo e designer Antonio Wolff, que apresenta duas séries de sua produção: Formas, de 2011, e Pictórica, de 2012-2013. Fotos tiradas de veículos em movimento também figuram entre as escolhas para a mostra, assim como gestos aplicados em frente à câmera, que ganham corpo e tridimensionalidade com a mistura de fotografia digital e analógica e computação gráfica.



“Mar em Mim”, a segunda série de imagens da mostra, é resultado de uma interpretação da relação entre o tempo, a vida e o mar, feita pelo fotógrafo Henrique Borges. O projeto revela a dicotomia entre a magnitude e simplicidade do oceano registrada em instantes capturados pelo apurado olhar do observador. O trabalho se traduz em uma verdadeira contemplação da vida que ganha uma nova roupagem com a mescla de elementos coloridos, geométricos e figurativos.


As imagens selecionadas por Ricardo Perini são da série “Restrito”, produzida durante suas intermináveis caminhadas por Nova York e trazem um interessante jogo de luz e sombra. O próprio nome “restrito” sugere que o uso da luz e da sombra de forma proposital gera restrições ao acesso de informações contidas nas imagens, deixando sempre o imaginário e o elemento surreal presentes na interpretação do interlocutor. Com imagens que navegam entre o homem, a arquitetura, o imaginário do homem moderno e o absoluto, a série é uma reflexão sobre o alcance conceitual da fotografia de rua.


A exposição, que tem abertura programada para a terça-feira (27), a partir das 19h. A visitação estará aberta de dia 28 de outubro a 28 de novembro, de segunda à sexta-feira das 10h às 18h, e aos sábados das 11h às 16h, na Rua Coronel Dulcídio, 355, no Batel.

SOBRE OS FOTÓGRAFOS

_Antonio Wolff é fotógrafo e designer por formação e desenvolve seu trabalho autoral, além de fotografar moda, publicidade e retratos. Pesquisa sobre a fotografia, como é “lida e percebida a imagem dentro de seus diversos usos e estéticas, no imaginário, a sua construção”. Fez parte do Grupo Cidades Visíveis, do coletivo multidisciplinar Atalho e do 121coletivo. Atualmente participa do coletivo Curto Circuito Ateliês. Participou de EXPOSIÇÕES coletivas no Brasil e exterior e após 11 anos prepara sua primeira individual.

_Henrique Borges é designer gráfico e fotógrafo, sócio do estúdio de design D-lab, em Curitiba-PR. Como fotógrafo, começou seus registros pelo mundo em viagens culturais e de surf, sua grande paixão. Teve projeto selecionado no Paraty em Foco (2015), participou de exposições na Biblioteca Pública do Paraná (2012), coletiva Tupi or not Tupi no MON (2013). Venceu por duas vezes (2013- 2014), o Prêmio Salão Graciosa de Artes, teve projeto selecionado para o Paraty em Foco (2015), além de ter fotos publicadas em revistas nacionais e internacionais.

_Ricardo Perini tem como base de pesquisa para seu trabalho a fotografia de rua. Em 2014, estudou e foi professor assistente em cursos sobre Fotografia de Rua no International Center of Photography, em Nova York. Estudou fotografia de arquitetura na School of Visual Arts no mesmo período. Fez exposições na Biblioteca Pública do Paraná (2012), no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (2014) e na Galeria Boiler (2015). Já teve suas fotos publicadas em revistas e livros nacionais e internacionais. É fundador do primeiro grupo brasileiro de fotografia de rua: flanares.com.

SOBRE A ARQ / ART GALERIA

Um espaço com um conceito híbrido onde arquitetura e arte se unem com a finalidade de realizar bons projetos e também divulgar a arte contemporânea. A galeria busca além da diversidade, promover o intercâmbio cultural trazendo mais conteúdo ao universo artístico atual. Dentro da agenda do espaço estão incluídas mostras, encontros, workshops, eventos e exposições periódicas organizadas por curadores convidados.

SERVIÇO
O que: Abertura da Mostra Vistas
Quando: 27 de outubro (terça-feira), às 19h
Visitação: 28 de Outubro a 28 de Novembro
Onde: ARQ / ART  Galeria | Rua Coronel Dulcídio, 355 l Batel.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 18h, e aos sábados das 11h às 16h.
Mais informações: 41 2112-9286 / atendimento@arqartgaleria.com.br

0 comentários: