quarta-feira, 27 de setembro de 2017

POLTRONA UP - DONNA, DE GAETANO PESCE. UM MANIFESTO EM FORMA DE ÍCONE DO DESIGN.

Deixe um comentário
Sean Connery
Uma referência da história do design, a icônica Poltrona UP 5, também conhecida como Donna, tem atributos que vão além da questão estética. Ela também é inovadora pela tecnologia empregada e principalmente pela concepção ideológica da peça.

A série UP, criada em 1969 pelo arquiteto designer Gaetano Pesce e desenvolvida pela B&B Italia, marcou uma era. Formalmente e tecnicamente inovadora, a poltrona foi o primeiro produto industrial com mensagem política, adotando uma forma inspirada pela morfologia feminina e desenvolve uma provocação a condição das mulheres, que ainda sofrem com o preconceito e desigualdade.



Em entrevista cedida em 2011, Pesce revelou que entre as peças que criou, o objeto que mais aprecia é a sua poltrona Donna, criada em 1969. "Ela tem formas femininas e é ligada a um apoio para os pés, que lembra uma bola de ferro. Fala da opressão do corpo feminino e é um dos primeiros objetos políticos", diz.



Apesar da seriedade do tema, Pesce trata a crítica social com humor e ironia, pois apresenta o outro lado dessa realidade, com uma poltrona extremamente confortável, aconchegante e versátil, que abraça com suas formas e que merece (sem esforço algum) ser protagonista do melhor espaço da sua casa.


A Poltrona UP 5_6 é vendida na B&B Italia, que é representada no Brasil com exclusividade pela Casual Móveis.

0 comentários: